A prática corporal é um direito de aprendizagem da criança. Oferece oportunidades de a criança crescer saudável e feliz, num contexto de valorização de sua complexidade biológica, de comunicação por meio do corpo, de interação com as diversidades, de acesso a um universo cultural que nunca para de se expandir.

É fato que nem sempre a Educação Física escolar teve seus espaços assegurados. Há, no entanto, um otimismo crescente nesse sentido, pois são cada vez mais frequentes as mobilizações para que as políticas públicas acertem seus compassos com as urgências das escolas. Tornar as práticas corporais atividades rotineiras e assegurar o desenvolvimento integral da criança estão entre essas urgências.

Nesta obra, trazemos o entendimento de que o trabalho com essa área do conhecimento pode ser constante, simples e producente. E deve estar sempre pautado pelo lúdico! Se a criança é um ser que brinca, o adulto não pode se esquivar de ser alguém que brinca junto.

Os jogos e as brincadeiras, os esportes, as ginásticas e as danças fazem parte de um feixe de possibilidades para estimular, ampliar e decodificar a linguagem corporal. Essa perspectiva de trabalho docente se assenta na convicção de que a criança pode, por meio dela, trilhar caminhos pavimentados pela autoconfiança, pela criatividade, pelo respeito por seus pares.

Existe uma máxima do senso comum de que “o corpo fala”. Seus dizeres nem sempre são ouvidos nas escolas. Então, convidamos você, professor, para conhecer nossas propostas e, quem sabe, fazer-se nosso cúmplice nessa jornada, cujo maior objetivo é ouvir o que a criança tem a dizer, por meio de seu corpo, e ajudá-la a dizer mais, com maior proficiência e melhor poder de convencimento.