Essa é uma publicação que busca apoiar seu trabalho em aula quanto à progressão da aprendizagem da turma. Eles trazem propostas didáticas para todas as habilidades do componente previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nossa coleção é relativa ao componente de Geografia. Ela propõe brincadeiras, jogos de tabuleiro, pop-ups e muita ação pelos alunos para atingir as aprendizagens esperadas nos 4º e 5º anos. A alfabetização cartográfica, uma preocupação de professores dos anos iniciais, permeia grande parte das propostas, sem que os alunos se deem conta de que estão participando de atividades cartográficas.

As autoras

Reunimos Geografia e Pedagogia para pensar um material que ofereça outras possibilidades de abordagem geográfica e, assim, contribua para diversificar as situações de aprendizagem.

Rosto de mulher branca, de cabelos castanhos de tamanho médio; ela está em frente a uma estante de livros.

Alessandra Corá

Pedagoga pelo Centro Universitário Assunção e especialista em Alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Atua na formação de professores e na formulação de materiais didáticos.

Rosto de mulher branca, de cabelos castanhos curtos, usa óculos; está em um ambiente fechado.

Daniella Barroso

Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. É professora de ensino médio no Centro Paula Souza (SP), autora e editora de materiais didáticos.

Você pode folhear os dois volumes de nossa coleção de práticas de acompanhamento da aprendizagem para Geografia.