Os editores de texto de didáticos se veem, muitas vezes, como mestres de oficina. É uma visão legítima, já que editar livros é uma atividade bastante artesanal. A produção industrial de livros, no entanto, promoveu um conjunto complexo de fragmentações nesse trabalho — as diferentes etapas de elaboração do livro remetem muito mais à linha de produção fordista do que ao funcionamento de uma oficina artesanal.

Este guia propõe práticas a serem adotadas pelos editoriais de didáticos e visa contribuir com o trabalho do editor, reunindo experiência de editores e parceiros experientes no mercado editorial.

Os livros didáticos têm buscado há alguns anos apresentar um maior equilíbrio entre textos verbais e conteúdos visuais. Em lugar de imaginar o que está descrito com palavras, os livros contam cada vez mais com fotografias, ilustrações, mapas e outras representações gráficas.
Uma edição infográfica dos livros considera relevantes todos esses textos e busca construir uma narrativa em que cada um ganhe sentido e significado em sala de aula.

Por que descrever a extensão territorial dos países se um mapa pode mostrar visualmente a proporção entre eles? Como destacar um dado estatístico em uma representação gráfica? São exemplos de questões que impulsionaram Mario Kanno na escrita deste guia de infografia. Voltado para a edição de didáticos, ele traz indicações objetivas sobre por que, quando e como produzir uma infografia, assim como um panorama de suas origens.