Conhecer o espaço em que se vive significa manter certo domínio sobre ele. Para muitas espécies, o domínio do espaço é essencial – é o caso da espécie humana. Para dominar o espaço imediato, os primeiros grupos humanos procuravam aprofundar seus conhecimentos sobre ele, explorando-o e registrando, em cascas de árvores e paredes de cavernas, por meio de desenhos, o que de mais importante encontravam. Eram os primeiros mapas. Hoje, temos inúmeros instrumentos facilitadores do trabalho de conhecer o espaço e tomar decisões sobre ele – este enorme avanço foi fruto dessa preocupação e desse desejo.

Cabe à cartografia escolar, por intermédio do professor de geografia, introduzir o aluno no mundo dos mapas, explicando-lhe as bases fundamentais, as simbologias, a utilidade e a magia. Com isso, pode-se despertar nele o interesse por esses verdadeiros textos em desenhos, riquíssimas fontes abstratas de conhecimentos, dos quais ninguém deveria abrir mão.

A proposta que permeia este livro diz respeito à diversidade de representações cartográficas que podem integrar o cotidiano das escolas. Não se pode desenvolver habilidades de leitura e interpretação dos mapas, de seus belos e úteis textos impressos em desenhos, sem conhecer seus códigos.

Esse domínio, por sua vez, será alcançado mais facilmente com a intimidade adquirida ao longo dos anos de contato com esse material. É fundamental, portanto, encontrar no mapa do nosso estado onde se localiza nosso município, ou, ainda, ser capaz de identificar no mapa topográfico a colina em que fica nossa casa. Assim, os mapas são verdadeiramente nossos.

O caderno de anáglifos

No caderno, reunimos 9 anáglifos (que estão reproduzidos no livro, mas agora em tamanho maior), de maneira a propiciar a criação de experiências de aprendizagem sobre feições do relevo, usando os óculos 3D, que vão encartados no caderno.

Desenho de um óculos com as lentes em vermelho e azul
Mapa de uma região atravessada por um rio. As cores têm um tratamento distintos, que não permite enxergar os elementos com boa definição.

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As maquetes

1

Instruções para a confecção artesanal de maquetes em sala de aula.

Clique aqui para baixar o PDF com as instruções.

2

Maquete de um morro com conjuntos de vertentes mais íngremes e mais suaves.

Maquete de um morro feita de camadas de EVA.
Clique aqui para baixar o PDF com os moldes.

3

Maquete de um morro com processo de formação de voçoroca.

Maquete de um morro feita de camadas de EVA, em uma vertente há um grande buraco.
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4

Maquete de trecho de uma bacia hidrográfica.

Maquete de relevo formando canais de rios e altos de morro.
Clique aqui para baixar o PDF com os moldes.

5

Maquete de trecho de canal de um rio meândrico.

Maquete de grande curva do canal de um rio, com um morro em uma das margens.
Clique aqui para baixar o PDF com os moldes.

Os anáglifos

1

Os óculos 3D podem ser encontrados prontos com um custo baixo, mas também podem ser confeccionados em aula, com papel duro e celofane.

Clique aqui para baixar o PDF com as instruções de confecção do óculos 3D.

2

Se você tem uma boa impressora a mão, pode baixar os anáglifos e levar para a sala de aula. Separamos 4 anáglifos para você usar nas aulas de relevo e/ou de cartografia.

Clique aqui para baixar o PDF com 4 exemplos de anáglifos.

3

Também é possível, com uma câmera fotográfica e um programa muito leve, produzir anáglifos com os alunos.

Clique aqui para baixar o PDF com instruções para confeccionar anáglifos.