A prática corporal é um direito de aprendizagem da criança. Oferece oportunidades de a criança crescer saudável e feliz, num contexto de valorização de sua complexidade biológica, de comunicação por meio do corpo, de interação com as diversidades, de acesso a um universo cultural que nunca para de se expandir.
É fato que nem sempre a Educação Física escolar teve seus espaços assegurados. Há, no entanto, um otimismo crescente nesse sentido, pois são cada vez mais frequentes as mobilizações para que as políticas públicas acertem seus compassos com as urgências das escolas. Tornar as práticas corporais atividades rotineiras e assegurar o desenvolvimento integral da criança estão entre essas urgências.
Nesta obra, trazemos o entendimento de que o trabalho com essa área do conhecimento pode ser constante, simples e producente. E deve estar sempre pautado pelo lúdico! Se a criança é um ser que brinca, o adulto não pode se esquivar de ser alguém que brinca junto.
Os jogos e as brincadeiras, os esportes, as ginásticas e as danças fazem parte de um feixe de possibilidades para estimular, ampliar e decodificar a linguagem corporal. Essa perspectiva de trabalho docente se assenta na convicção de que a criança pode, por meio dela, trilhar caminhos pavimentados pela autoconfiança, pela criatividade, pelo respeito por seus pares.
Existe uma máxima do senso comum de que “o corpo fala”. Seus dizeres nem sempre são ouvidos nas escolas. Então, convidamos você, professor, para conhecer nossas propostas e, quem sabe, fazer-se nosso cúmplice nessa jornada, cujo maior objetivo é ouvir o que a criança tem a dizer, por meio de seu corpo, e ajudá-la a dizer mais, com maior proficiência e melhor poder de convencimento.
Folheie os livros e conheça nossa coleção.
Volume 1 (1º e 2º ano)
Volume 2 (3º ao 5º ano)
Recursos educacionais digitais
Os recursos a seguir foram elaborados como complementos para as propostas didáticas da coleção.
1º ano
1
Brincar na rua
A paulistana Alice conta sobre suas brincadeiras de rua preferidas e reflete um pouco sobre as diferenças entre brincar na rua e dentro de casa.
Objetivo de aprendizagem: Refletir sobre as riquezas e restrições de se brincar na rua.
Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.
Alertas de uso: É fundamental discutir com os alunos os riscos de se brincar na rua quanto ao tráfego de veículos. No vídeo, a Alice, uma criança, não destaca esse perigo, mas ele é representado pela presença dos carros. Essa é uma oportunidade de abordar essa dificuldade que as ruas com muito tráfego impõem às brincadeiras de rua.
2
Escravos de Jó
Áudio para a brincadeira Escravos de Jó, que de início apresenta a letra cantada, e depois conta apenas com o ritmo tocado, que varia aos poucos sua velocidade.
Objetivo de aprendizagem: Aprender a brincar com a sonoridade, espacialidade e ritmo de forma divertida.
Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.
3
Minha brincadeira favorita
O áudio traz à tona o jogo da velha como brincadeira favorita da narradora, explicando todo o contexto histórico e curioso de seu surgimento, para então descrever as regras e propor que os alunos comecem a jogá-lo.
Objetivo de aprendizagem: Aprender a criar a própria estratégia em jogo simples e tradicional, como o jogo da velha.
Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.