Este é um livro de geografia.
Que formas você lê neste livro? O que significam as cores de suas páginas? Ver de lado ou de cima, o que muda?
Esperamos que estas e muitas outras indagações contribuam para seus estudos de geografia.
Formas do relevo
Daniella Barroso
Pedro Henrique Leite de Souza
2016
ISBN 978-85-68256-08-4
Este é um livro de geografia.
Que formas você lê neste livro? O que significam as cores de suas páginas? Ver de lado ou de cima, o que muda?
Esperamos que estas e muitas outras indagações contribuam para seus estudos de geografia.
As páginas do livro simulam um corte no relevo, como se tivéssemos fatiado um morro seguindo sempre pontos de mesma altitude.
1
Peça aos alunos para observar o livro de lado e identificar os trechos desse relevo em que as vertentes são mais íngremes ou mais suaves – uma sugestão é pedir que eles fechem os olhos e toquem o livro com a ponta dos dedos.
Estabeleça uma relação entre a proximidade das curvas de nível e a inclinação da vertente: eles devem observar que as curvas são mais próximas nos trechos em que há uma brusca variação de altitude – as curvas batimétricas (em cor azul) foram propositadamente feitas com esse formato para facilitar a compreensão dessa relação; o relevo submarino é mais íngreme na porção inferior do livro, exatamente onde as curvas de nível estão muito próximas.
2
Marque um ponto no nível do mar e proponha um desafio: os alunos devem traçar um caminho para se chegar ao ponto mais alto (correspondente à capa do livro) sem que se tenha que fazer muito esforço. Oriente os alunos a respeito da visão do livro que mais ajuda nesse trabalho: olhando de cima, eles conseguem reconhecer a altitude do relevo?
Pode-se, por exemplo, pedir que eles coloquem o livro no chão e tracem o caminho apenas com essa visão. O objetivo é que eles compreendam que a visão superior vertical não possibilita identificar altitudes – esse é um dos principais desafios em se representar a altimetria em mapas.
3
Quanto ao traçado do caminho do nível zero até o ponto mais alto do relevo, sugira aos alunos que sigam as curvas de nível em um zigue-zague. A fotografia abaixo mostra um caminho na Serra do Mar, no estado de São Paulo, que utiliza essa solução técnica.
Cada página do livro apresenta um traçado que corresponde a uma curva de nível. Os alunos podem abrir o livro em qualquer página e observar que a altura de sua borda é a mesma: esse é o ponto de partida para a compreensão de que as curvas de nível reúnem pontos de relevo de mesma altitude.
1
Marque alguns pontos no relevo representado no livro. É interessante incluir pontos na mesma altitude (de uma mesma página) e também em diferentes altitudes. Peça aos alunos para fazer o mesmo em seus livros. Em seguida, atribua valores (em metros) a altitude – uma sugestão é considerar que cada página corresponde a uma diferença de altitude de 10 metros (cada cor corresponderia, assim, a 160 metros). A cor azul diz respeito ao relevo submarino, então o nível zero de altitude corresponde à página mais baixa de cor amarela.
Caso algum aluno tenha dificuldade em reconhecer a linha da costa, peça que recorte um quadrado de papel medindo 13 centímetros de lado e o coloque embaixo da página amarela, cobrindo toda a cor azul do livro. Olhando o livro de lado, esse pedaço de papel simula o nível do mar e separa as cotas hipsométricas (de terras emersas) das batimétricas (de terras submersas).
De posse dessas informações, peça aos alunos que calculem a altitude dos pontos destacados.
2
Peça aos alunos para unir os pontos destacados na atividade anterior, formando algumas curvas de nível. Eles devem abrir nas páginas correspondentes e colorir a borda da página – para isso, podem utilizar uma caneta hidrográfica. Em seguida, peçam que coloquem o livro no chão e que observem do alto o traçado das linhas criadas por eles. Desenhe na lousa o traçado dessas linhas, compondo um croqui cartográfico.
Então, indague os alunos a respeito do significado das linhas do croqui. Desafie-os a identificar cada uma das linhas traçadas – espera-se que eles utilizem os valores de altitude já calculados para “nomear” as curvas desenhadas.
3
Colorir o croqui elaborado não é tarefa difícil, já que as cores do livro têm relação com as cores hipsométricas e batimétricas. Destaque o uso de cores ordenadas (do amarelo para o marrom) na representação da altimetria de terras emersas. Mostre mapas de altimetria em atlas para que os alunos escolham as cores. Eles também podem organizar uma legenda para o croqui, indicando as altitudes correspondentes a cada cor: a cor amarela, por exemplo, indica altitudes que vão de zero a 160 metros (seguindo a escala sugerida).