Aprender com projetos torna a experiência da escola mais significativa.

A educação de massa se constituiu por um modelo em que o papel do estudante se limitava a seguir as instruções oferecidas. Entretanto, a revolução informacional, desde meados do século XX, criou demandas diferentes. Habilidades e competências para o século XXI não poderão ser desenvolvidas apenas seguindo instruções e obedecendo. É preciso assumir outros papéis também, como o de planejador e de solucionador de problemas. É onde entram as chamadas metodologias ativas, cujo cerne é tirar o estudante da passividade da escola pós-revolução industrial.

Comumente, nós professores nos indagamos: “Como vou explicar isso para os alunos?”. O convite aqui é para deslocar o foco da preocupação.

A indagação poderia ser “O que os alunos precisam refletir e experimentar para compreender isso?” Nessa visão, nós professores oferecemos situações capazes de proporcionar a aprendizagem. A coleção Experimentar, Refletir e Comunicar pode, portanto, funcionar em suas aulas como uma fonte de atividades complementares às sequências didáticas que você já realiza em sala de aula. Há diversas sugestões que podem ser utilizadas de forma pontual, como um trabalho do bimestre. À medida que os alunos tomarem para si essas tarefas, pode-se propor uma conversa prévia sobre as estratégias que eles pretendem utilizar e, aos poucos, articular mais de uma tarefa, compondo um resultado mais abrangente.

Benefícios da aprendizagem baseada em projeto

Conexão entre conceito e procedimento

Ao planejar o que e como fazer, os alunos precisam conhecer e refletir sobre os procedimentos, o que traz para primeiro plano importantes conteúdos. Isso também promove maior adesão dos alunos às situações de ensino e aprendizagem, pois os conteúdos procedimentais demandam ação e proporcionam desafios a eles.

Diálogo entre disciplinas

Como a aprendizagem baseada em projeto se estrutura em torno de uma questão e/ou um problema, ela também contribui para minimizar o isolamento entre as disciplinas da área, que, muitas vezes, abordam os mesmos temas, sob pontos de vista próprios, sem articulação.

Múltiplas formas de avaliar

Muitos professores usam projetos como objetos para avaliação. No entanto, a aprendizagem baseada em projeto oferece um conjunto amplo de recursos, não sendo, portanto, meramente um avaliador. A coleção sugere adotar estratégias de avaliação que não fiquem centradas no objeto, pois ele é mais um pretexto para se conversar sobre o aprendizado ao longo de todo o processo do que um resultado a ser avaliado em si, de forma descontextualizada.

Estrutura didática

símbolo da seção no livro

Informações essenciais sobre o projeto: Aqui o estudante conhece a proposta, de que materiais ele precisa e informações detalhadas sobre o aprendizado que o projeto pode propiciar.

símbolo da seção no livro

Fazer perguntas é o primeiro passo. Essa seção traz conteúdos inquietantes para que o estudante possa elaborar as questões e as problemáticas do projeto.

símbolo da seção no livro

Confrontar pontos de vista, coletar dados e produzir análises são algumas das atividades propostas nessa seção, que propicia um contato direto com dados e informações vitais para a problemática do projeto.

símbolo da seção no livro

Aqui o estudante vai entrar em contato com saberes já produzidos sobre o assunto, nas disciplinas que compõem as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Assim, pode aprofundar o debate e até reformular as perguntas que movem o projeto.

símbolo da seção no livro

Nesta seção são apresentadas sugestões de encaminhamento para a conclusão do projeto, de forma a chegar a um resultado que dê conta das questões que o estudante formulou. Há exemplos e indicações de como construir objetos necessários. São apenas formas de inspirar, não instruções a serem seguidas sem reflexão!

símbolo da seção no livro

Essa é uma seção para atiçar a curiosidade. Uma lista de indicação de conteúdos em livros, vídeos, jogos, entre outras publicações, que podem interessar o estudante por causa dos assuntos levantados no projeto.

Sobre a coleção

Cada um dos 6 volumes contribui para o desenvolvimento de uma das seis competências específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – assim, os projetos foram formulados de maneira a apoiar os professores de Filosofia, História, Geografia e Ciências Sociais (Sociologia) na construção de situações de ensino e aprendizagem articuladas em torno de quatro temas integradores: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), protagonismo juvenil, midiaeducação e mediação de conflitos.

Você é o que você “joga fora”

Tema: STEAM

Este projeto propõe o uso da comunicação para deixar explícito para as pessoas tudo que envolve a produção de um objeto industrial. Milhões de pessoas, todos os dias, compram água engarrafada. Será que elas conhecem tudo que está em jogo na produção de uma garrafa plástica?

Objetivos de aprendizagem:

Refletir sobre escolhas de consumo, considerando sua repercussão ambiental, e elaborar uma campanha para alertar as pessoas a respeito dos impactos ambientais de seu consumo.

Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

Avaliar criticamente as relações de diferentes sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e propor alternativas que promovam o consumo responsável; Elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam o consumo responsável; Avaliar os impactos socioambientais do consumismo.

Ter emprego dá trabalho

Tema: Protagonismo juvenil

O desafio de inserção no mercado de trabalho está presente na vida de jovens em todo o mundo e pode ser enfrentado com autoconhecimento e informações sobre distintas maneiras de trocar sua força de trabalho por rendimento.

Objetivos de aprendizagem:

Explicar o funcionamento do mercado de trabalho, apontando diferentes condições de trabalho, e conceber um projeto de inserção no mercado de trabalho.

Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

Analisar as relações de trabalho, discutindo o papel dessas relações na transformação das sociedades; identificar as relações sociais diante das transformações técnicas e das novas formas de trabalho ao longo do tempo; conhecer-se, compreendendo-se como parte da diversidade humana.

O que os dados dizem sobre você?

Tema: Midiaeducação

Quando utilizamos a internet, nossa movimentação deixa rastros. Apesar de não ser possível evitar completamente a coleta de dados, é preciso conhecer como ela ocorre para ter consciência das possibilidades de minimizar a oferta de dados e participar do debate sobre como o Estado formula regras de uso desses dados.

Objetivos de aprendizagem:

Reconhecer o papel da tecnologia na difusão de informações e na coleta de dados de consumo; e caracterizar estratégias de atuação em relação às ferramentas tecnológicas estudadas.

Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

Participar do debate público de forma crítica; caracterizar formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia; promover ações concretas diante da desigualdade e das violações dos Direitos Humanos em diferentes espaços de vivência.

Conflitos, embates e pontos de vista

Tema: Mediação de Conflitos

Frequentemente as brigas nos alertam para os conflitos, mas há sempre outros conflitos, muitas vezes invisíveis, criando empecilhos na vida das pessoas. Este volume pretende proporcionar atividades interessantes e significativas para que o estudante possa aprofundar seu olhar a respeito de como surgem os conflitos e, assim, possa atuar para torná-los visíveis e buscar soluções para mediá-los.

Objetivos de aprendizagem:

Utilizar estratégias para mediar conflitos e reconhecer elementos da argumentação que dificultam comunicação.

Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência; identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças; avaliar transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos na vida social.

Existe crença na ciência?

Tema: Midiaeducação

Lidar com a circulação intensa de informações pede que saibamos “separar o joio do trigo”, não? Explorar alguns elementos fundamentais do conhecimento científico pode ajudar a reconhecer, nos textos que chegam até nós, informações falsas e refutadas pela ciência.

Objetivos de aprendizagem:

Avaliar o conhecimento científico que chega até nós por meio da mídia e comunicar ciência usando fontes confiáveis.

Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

Considerar diferentes pontos de vista e tomar decisões com base em argumentos e fontes de natureza científica; analisar e comparar diferentes fontes e narrativas em diversas linguagens; argumentar com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas; comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Você escolhe ou escolhem por você?

Tema: Protagonismo Juvenil

As redes das quais fazemos parte não são sempre evidentes para cada um de nós e, muitas vezes, elas são a principal razão para as escolhas que fazemos no consumo de produtos culturais, por exemplo. Nós escutamos realmente o que queremos e aquilo de que gostamos ou o que chega até nós vem por meio de fluxos controlados por empresas e por nossa visão de mundo?

Objetivos de aprendizagem:

Reconhecer redes de que fazem parte e coletar dados; identificar redes que conectam as pessoas.

Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

Compreender as relações de poder que determinam as territorialidades pelo viés da produção cultural; analisar as dinâmicas das populações, em função de eventos culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles; avaliar os impactos das tecnologias nas dinâmicas de sociedades contemporâneas (fluxos populacionais, de informações, de valores éticos e culturais etc.).

Podcasts

Estamos gravando episódios em que as autoras sugerem dicas de como trabalhar os conteúdos da coleção em sala de aula.

Exemplos de experimentos

Top de 5 músicas mais tocadas em Ciudad Del Leste e Foz do Iguaçu
As músicas mais tocadas

Partindo da reflexão sobre como as redes artístico-culturais de que nós fazemos parte expressam parte de nossa visão de mundo, os estudantes recebem a missão de coletar, organizar e representar em forma de rede os dados sobre as músicas e artistas mais ouvidos pelos colegas, utilizando raciocínio e método científico em todo o experimento.

Escada de inferências
O que eu vejo não é o que o outro vê

Neste experimento, a tarefa dos estudantes é elaborar o roteiro e conduzir uma simulação de uma situação de conflito, utilizando o conceito da escada de inferências (previamente apresentado) para identificar as motivações que levam as pessoas a formarem julgamentos distintos sobre o mesmo fato.

exemplo de uma carta do trunfo das profissões
Jogo das profissões

Após refletirem sobre como o avanço tecnológico promove transformações nas relações de trabalho, os estudantes são desafiados a criar um jogo: o trunfo das profissões. O experimento consiste em pesquisar, organizar e categorizar novas e antigas profissões, estabelecendo parâmetros comuns de comparação para elaborar as cartas.

Autoras

Carolina Modaneze

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Paulista. Designer de jogos, instrucional, com foco em aprendizagem criativa e gamificação e autora de jogos e livros didáticos.

Daniella Barroso

Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professora de ensino médio no Centro Paula Souza (SP) e editora de livros e materiais didáticos.

Vaneusa Rodrigues

Bacharel e licenciada em Geografia e Análise Ambiental pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Especialista em Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de ensino médio no Centro Paula Souza (SP).

Onde comprar

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Baixe grátis o manual do professor

O Manual do Professor apresenta cada projeto de forma comentada, explicitando os objetivos de aprendizagem pretendidos, as competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a serem desenvolvidas, experimentações propostas, sugerindo a aplicação por etapas atividades e tempo de duração. Também fornece textos complementares de apoio ao professor.