"Gerson vive no bairro Amarelo e trabalha no bairro Azul. Adriana mora no bairro Verde e sua escola fica no bairro Amarelo. Amália está de férias e se hospedou em um hotel no bairro Azul; hoje, ela vai visitar a biblioteca do bairro Amarelo. Todas essas pessoas usam meios de transporte para fazer seus itinerários na cidade.
O que você acha que pode acontecer se elas usarem seus carros particulares?"

Esse é o contexto em que o folioscópio "O vaivém de carros na cidade" está inserido em nosso Livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem de Geografia, no volume para o 5º ano.

A proposta é oferecer aos alunos um texto não verbal rico para mobilizar o que as crianças já sabem a respeito da vida na cidade. No Livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem de Geografia, há um encaminhamento para a discussão do carrocentrismo (reproduzido a seguir), essa forma de enxergar as dinâmicas da vida urbana, mas trata-se de um material didático que pode integrar muitas outras abordagens em sala de aula.

Proposta didática para uso em sala de aula

Página do livro cujo conteúdo é reproduzido logo a seguir.
Página do livro cujo conteúdo é reproduzido logo a seguir.

O vaivém de carros na cidade

Gerson vive no bairro Amarelo e trabalha no bairro Azul. Adriana mora no bairro Verde e sua escola fica no bairro Amarelo. Amália está de férias e se hospedou em um hotel no bairro Azul; hoje, ela vai visitar a biblioteca do bairro Amarelo. Todas essas pessoas usam meios de transporte para fazer seus itinerários na cidade.

O que você acha que pode acontecer se elas usarem seus carros particulares?

Ilustração com muitos carros engarrafados e, enfileiradas no meio dos carros, se vê duas árvores e a palavra pedestre escrita diversas vezes.
A rua é para todos? (Ilustração de Gustavo Gialuca)

Nas páginas 41 a 45, recorte e monte um livro de movimento (flipbook) que mostra o acontece quando aumenta o número de carros na cidade.

Duas cenas da rua de uma mesma cidade. À esquerda, a rua está tomada de carros, motos e caminhões. à direita, a rua está ocupada por pedestres, ciclistas e feirantes.
Fonte: Infographic Energy Transition Coloring Book. Berlim: Ellery Studio/IKEM, 2018.

Antigamente, as ruas eram dos pedestres. Até que chegaram as charretes, e depois os carros, e fomos sendo deslocados para os cantos, em apertadas calçadas. Com o aumento do número de carros, cresceram também os níveis de poluição e de ruído. Para reverter isso, algumas cidades começaram a investir mais em transportes públicos e alternativos, como as bicicletas, e a devolver trechos das ruas (e às vezes ruas inteiras) aos pedestres: é o que se chama pedestrianização.

Casacadabra: cidades para brincar, de Bianca Antunes e Simone Sayegh. São Paulo: Pistache Editorial, 2018. p. 25.

1

Formem cinco grupos. Escolham um membro para ser o escriba.

2

Cada grupo discute uma questão.

3

Conversem sobre a pergunta por 5 minutos. O escriba anota as ideias.

4

Troquem de grupo, exceto o escriba. Conversem sobre a pergunta do grupo onde você está por mais 5 minutos. Isso se repete até que todos os alunos tenham debatido todas as perguntas.

5

Os escribas apresentam à turma o que anotaram das conversas.