1ª capa

Capa com uma ilustração colorida de um jardim, com gramado, plantas médias e uma árvores; no centro, estão as informações de título e autoria, a seguir descritas

2ª capa

Imagem decorativa

Página 1

Weberson Santiago

& Alessandra Corá

Desenho de uma borboleta colorida, vista de lado.
Desenho de uma joaninha, vista de lado.
Título do livro: Cientistas na Jardinlândia
Desenho de gato de cor laranja, ele está de lado com a cabeça virada para frente
Logotipo da Boreal

Páginas 2 e 3

Ilustração colorida de 3 homens de uniforme verde, cada um com um objeto de obra, estão sobre um jardim, com gramado e uma grande pedra onde dorme um gato. O texto diz: Naquela manhã, enquanto o gato dormia, algumas pessoas trabalhavam na praça principal de Jardinlândia.

Páginas 4 e 5

Ilustração colorida do mesmo jardim, com um objeto instalado no gramado de onde espirra água; algumas gotas atingem o gato, que abre um olho. O texto diz: Os funcionários da Prefeitura fizeram um bom trabalho e tudo começou a funcionar rapidamente.

Páginas 6 e 7

Ilustração colorida do gato dando um pulo enorme; um copo bateu no seu rabo e cai no chão. O texto diz: O gato se assustou com a água e deu um pulo, desviando com o rabo um copo de plástico que alguém tinha jogado em direção ao lixo.

Páginas 8 e 9

Ilustração colorida do jardim, onde o gato observa o objeto instalado no gramado, agora sem água, e o copo que bateu no seu rabo. O texto diz: Impressionado com a água que caía em um dia com muito sol e nenhuma nuvem, começou a pensar se era por causa dos novos objetos da praça. Nunca tinha visto aquele objeto, mas parecia com um chuveiro invertido.

Páginas 10 e 11

Ilustração colorida do jardim com o gato chegando a um lugar com pedras verdes e plantas, onde estão 4 personagens: uma borboleta, uma minhoca, uma lagarta e uma joaninha. O texto diz: Intrigado com aquilo tudo, resolveu buscar respostas conversando com seus amigos cientistas que moravam no jardim da praça: Minhoco, Joanilda, Lagartão e Braboleta.

Páginas 12 e 13

Ilustração colorida do gato contando o que viu, de sua boca sai um balão que mostra um chuveiro e uma sequência matemática, em que o objeto instalado no jardim se soma ao copo e é igual à chuva. O texto diz: A equipe de cientistas ouviu atentamente a fala do gato, que insistia em dizer que o copo e o chuveiro invertido produzem chuva.

Páginas 14 e 15

Ilustração colorida da borboleta e a joaninha tentando erguer o objeto instalado no jardim. Ao lado dele, está o copo cheio de água. O texto diz: Após muita conversa, a equipe decidiu testar as hipóteses para resolver o mistério da chuva sem nuvem do jardim. No primeiro teste, tentaram mover os objetos do lugar. Perceberam de imediato que o chuveiro invertido estava preso ao chão.
Ilustração colorida da borboleta e a joaninha suspendendo e esvaziando o copo. O texto diz: Braboleta e Joanilda derrubaram a água do copo, pois acreditavam que esse talvez pudesse ser o objeto que estava dando origem à chuva sem nuvens. Nada deu certo – a chuva continuou a acontecer de tempos em tempos.

Páginas 16 e 17

Ilustração colorida de uma lupa examinando o desenho marcado no copo. O texto diz: No segundo teste, Minhoco e Lagartão analisaram de perto o desenho no copo para tentar identificar sua origem. Joanilda disse que já tinha visto aquele desenho em algum lugar por perto e Braboleta fez um voo por perto e identificou que é o mesmo desenho de um carrinho que vende comida no outro lado da rua.
Ilustração colorida de um ônibus com uma abertura lateral e um toldo. Na porta, há o mesmo desenho do copo e no teto vê-se uma placa onde está escrito LANCHES. O texto diz: Com isso, concluíram que o copo e o chuveiro invertido não têm a mesma origem e que, provavelmente, o copo é um objeto que deveria estar no lixo, igual a outros que algumas pessoas deixaram espalhados pela praça.

Páginas 18 e 19

Ilustração colorida de uma mão segurando um celular para fotografar o objeto instalado no jardim. O texto diz: No terceiro teste, uma parte da equipe fotografou o chuveiro invertido e foi em busca de informações que outros animais que moram no jardim da praça podiam lhe dar.
Ilustração colorida de um livro aberto onde se vê uma foto do objeto instalado no jardim e está escrito embaixo IRRIGADOR. O texto diz: A outra parte do grupo foi até a biblioteca pesquisar e encontrou uma imagem parecida com a da fotografia em um livro. Assim, descobriu que o tal chuveiro invertido, na verdade, se chama irrigador. Esse aparelho tem um temporizador que pode ser programado. Por isso, a cada 15 minutos a água era esguichada em todo o jardim.

Páginas 20 e 21

Ilustração colorida com todos os personagens, acompanhados de uma garça, em volta do irrigador. O texto diz: Enfim, a equipe de cientistas se reuniu para compartilhar as informações que os integrantes recolheram em suas pesquisas e, assim, concluir o mistério do jardim. O trabalho em equipe foi importante e confirmado por uma garça que estava de passagem. Ela mora no parque do outro lado da cidade e lá tem vários desses aparelhos.

Páginas 22 e 23

Ilustração colorida do gato de volta a sua pedra, perto do irrigador, que está jorrando água, mas ela bate em um guarda-chuva instalado para proteger o gato. O texto diz: Com o mistério resolvido, o gato ficou aliviado! Com os amigos, encontrou uma solução para suas sonecas, que agora contam com o barulhinho da água caindo.